Na verdade não estou muito certa de muita coisa, mas vou me arriscar. Estive pensando muito na função simbólica da linguagem literária, vou citar exemplos mais especificos para que a conversa fique mais centralizada: "A paixão segundo GH" (CL) e "A metamorfose" (FK).
Bom, ambos reduzem a existência humana a uma simples "barata", e o que esta barata simboliza? Vejo claramente uma denuncia afiada da burguesia, todas suas angústias, tristezas, insatisfações e maior ainda, uma verdadeira decepção com a condição de burguês, principalmente na obra de Clarice Lispector.
Os símbolos neste textos tem a função de nos mostrar, mesmo que "escondidinho" uma coisa que não parece fazer sentido: "Como pode uma pessoa com dinheiro, com uma vida material sólida, ou até mesmo, uma pessoa que ainda tem a crença de que se trabalhar muito terá sucesso e crer nisto tão vivamente a ponto de continuar trabalhando e não perceber que não recebe nada em troca, achar que não passamos de insetos rastejantes e asquerosos". É disso que estou falando, ou melhor, que os autores falam.
Esta é a função simbólica através da literatura colocando às claras, mas de maneira deliciosa, o mundo perdido em que vivemos, que o mundo farto e cheio de bens materiais que temos a esperança de ter, não passa de uma ilusão capitalista afim da escravização da mente em prol de ricos que fazem esta lavagem cerebral. O que é melhor nos textos é que podemos tomar isto como ponto de partida para uma coisa maior que é a denuncia total deste sistema falido que muitos ainda depositam fé, é através dela que temos uma pontinha de esperança que as coisas podem mudar.
A compreensão dos símbolos não matam só a curiosidade, mas, a partir de sua compreensão podemos ensinar aos outros o poder da linguagem, como podemos mudar, se não todo, pelo menos parte do sistema.
Bom, ambos reduzem a existência humana a uma simples "barata", e o que esta barata simboliza? Vejo claramente uma denuncia afiada da burguesia, todas suas angústias, tristezas, insatisfações e maior ainda, uma verdadeira decepção com a condição de burguês, principalmente na obra de Clarice Lispector.
Os símbolos neste textos tem a função de nos mostrar, mesmo que "escondidinho" uma coisa que não parece fazer sentido: "Como pode uma pessoa com dinheiro, com uma vida material sólida, ou até mesmo, uma pessoa que ainda tem a crença de que se trabalhar muito terá sucesso e crer nisto tão vivamente a ponto de continuar trabalhando e não perceber que não recebe nada em troca, achar que não passamos de insetos rastejantes e asquerosos". É disso que estou falando, ou melhor, que os autores falam.
Esta é a função simbólica através da literatura colocando às claras, mas de maneira deliciosa, o mundo perdido em que vivemos, que o mundo farto e cheio de bens materiais que temos a esperança de ter, não passa de uma ilusão capitalista afim da escravização da mente em prol de ricos que fazem esta lavagem cerebral. O que é melhor nos textos é que podemos tomar isto como ponto de partida para uma coisa maior que é a denuncia total deste sistema falido que muitos ainda depositam fé, é através dela que temos uma pontinha de esperança que as coisas podem mudar.
A compreensão dos símbolos não matam só a curiosidade, mas, a partir de sua compreensão podemos ensinar aos outros o poder da linguagem, como podemos mudar, se não todo, pelo menos parte do sistema.
2 comentários:
Muito bem sacado, aliás nunca tinha visto ninguém fazer uma análise desse tipo da Clarice Lispector. E também preciso ler logo a Paixão Segundo GH...
Interessante ver todas as facetas da linguagem, que ao mesmo tempo em que é usada como instrumento de dominação de classe, se revela como um instrumento de denúncia do vazio de sentido da forma de vida burguesa...
pois é mari...
kd o raffa q um dia foi comunista e nacionalista...?
escorreu pelo ralo, igual menstruação de puta, quando começou a tomar paulada de tudo qto é canto. quando viu meu orgulho indo pro saco, quando viu o estado me deixando passar sono, fome e medo.
visão burguesa? não... não chega a tanto.
só não me iludo mais saca? discurso não muda o mundo.
vontade não muda o mundo.
livros não mudam o mundo.
atos mudam o mundo, e não é panfletando e sendo insuportavelmene arrogante que algo vai mudar.
não é me chamando para encher a cara q o mundo muda.
e de mais a mais, o velho raffa ainda está aqui, só um pouco mais embrutecido pelos dias.
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